Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientadora: Profa. Dra. Mônica Zielinsky
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Alexandre Ricardo dos Santos
Profa. Dra. Blanca Brites
Profa. Dra. Glória Ferreira
Porto Alegre, abril de 2010
Resumo:
Esta pesquisa analisa os modos de existência dos escritos de artistas no processo de documentação e circulação da obra de arte efêmera, bem como as práticas de arquivamento realizada pelos próprios artistas. Afinal, ao documentarem suas experiências efêmeras através da escrita e da fotografia, estariam eles contribuindo de que modo para a historiografia da arte? Durante o desenvolvimento dessa questão, serão realizados estudos de caso sobre as obras “Parangolés” e “Conglomerado”, de Hélio Oiticica, e a Série “Documento Areal”, realizada pelos artistas André Severo, Maria Helena Bernardes, ElaineTedesco, Hélio Fervenza, Karin Lambrecht e Marcelo Coutinho.
Palavras-chave: escritos de artistas, arquivo, memória, arte contemporânea